Técnicas de sensoriamento remoto para o estudo do uso e ocupação das terras do município de Cardoso Moreira – RJ

Autores

  • Guilherme Ignácio Reis Departamento de Geografia/ Universidade Federal Fluminense
  • Alex Gustavo Pinheiro Departamento de Geografia/ Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2580

Palavras-chave:

Uso e ocupação do solo. Cardoso Moreira. Processamento digital de imagens

Resumo

O trabalho aborda o processo de tratamento de imagens orbitais do município de Cardoso Moreira, localizado na Região do Norte Fluminense, através de técnicas de Processamento digital de imagens e Sensoriamento remoto utilizando o software SPRING.A manipulação das imagens tem por objetivo a produção de um mapa de uso e ocupação do solo. É um importante instrumento de análise e interpretação do espaço, sendo de fundamental importância para se entender a organização antrópica, a existência de recursos naturais e bem como o uso desses.

Biografia do Autor

  • Guilherme Ignácio Reis, Departamento de Geografia/ Universidade Federal Fluminense
    Departamento de Geografia/ Universidade Federal Fluminense
  • Alex Gustavo Pinheiro, Departamento de Geografia/ Universidade Federal Fluminense
    Departamento de Geografia/ Universidade Federal Fluminense

Referências

IBGE Cidade, Cardoso Moreira. Disponível em <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=330115>. Acesso em 20/07/2016.

Jensen, J. R. Sensoriamento Remoto do Ambiente: uma perspectiva em recursos terrestres. 2ed. São José dos Campos: Parêntese, 2009, 604 p.

Moreira, M. A. Fundamentos do sensoriamento remoto e metodologias de aplicação. Editora Universidade Federal de Viçosa, 2012 250 p.

Oliveira,B; Verola, G. A. Avaliação do desempenho dos classificadores Isoseg e Bhattacharya para o mapeamento de áreas de cana-de-açúcar no município de Barretos-SP In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO - SBSR, 15,2013, Foz do Iguaçu. Anais... São José dos Campos, INPE, 2013, p. 89 – 96. Disponível em < http://www.dsr.inpe.br/sbsr2013/files/p0863.pdf > Acesso em 20/01/2017.

Prefeitura Municipal de Cardoso Moreira. Disponível em: <http://www.cardosomoreira.rj.gov.br/portal/index.php > Acesso em 20/01/2017.

United States Geological Survey, What are the best spectral bands to use for my study?,. Disponível em: < https://landsat.usgs.gov/what-are-best-spectral-bands-use-my-study >. Acesso em 25/1/2017

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Uso e ocupação das terras e legislação ambiental