Desenvolvimento de mapas com perspectiva tridimensional: contribuições ao ensino de geomorfologia
DOI:
https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.2590Palavras-chave:
Anaglifos. Ensino de geomorfologia. Geografia físicaResumo
O avanço da tecnologia tem aumentado o interesse do discente para a compreensão do espaço geográfico, pois softwares como o Google Earth e QGIS facilitam essa aproximação, tornando o ensino de geografia física menos abstrato, mais lúdico e atraente. Logo, tem-se como proposta a criação e a aplicação de mapas com perspectiva 3D nas aulas de geomorfologia, pois estes se mostram como facilitadores de delimitação/interpretação de bacias hidrográficas e seus componentes em estudos que envolvem impactos ambientais, e possibilitam a interdisciplinaridade, que comunga para uma melhor interpretação do espaço geográfico. A metodologia usada para este trabalho contou com a utilização de softwares como o ERDAS, Global Mapper e ArcGis. Ressalta-se que o método baseia-se em princípios aerofotogramétricos largamente abordados na literatura, sendo fundamental sua compreensão para a utilização do produto final em sala de aula, onde o mesmo mostrou-se eficiente e facilitador dos conceitos geomorfológicos e de suas aplicações no ensino básico.Referências
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