ESQUADRINHAR OUTRAS CARTOGRAFIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Guilherme Matos de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Tânia Seneme do Canto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Resumo

Este artigo tem o objetivo de elucidar leituras bibliográficas e ações práticas utilizadas em uma parte da disciplina “Representações e Linguagens no Ensino de Geografia” do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), dedicada à dimensão da cartografia escolar nos percursos formativos à docência em Geografia. Ao nos ancorarmos metodologicamente nos diálogos teóricos de autores que foram utilizados na disciplina citada e que discorrem acerca das diversas possibilidades das linguagens cartográficas tanto no espaço escolar quanto na formação de professores de Geografia, consideramos ser indispensável o esquadrinhar de outras cartografias – contando não somente com as representações cartesianas – para que sejam elaborados estudos, pesquisas e práticas docentes em sala de aula que situem os conhecimentos cartográficos e seus múltiplos aportes nos processos de ensino-aprendizagem em Geografia.

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Publicado

2022-12-05