PONDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA

Autores

  • Diego Salvador NEAL/UNICAMP
  • Regina Oliveira

Palavras-chave:

Teoria Geral dos Sistemas, Pensamento Complexo

Resumo

A intensão do artigo está em proporcionar um diálogo teórico que observa as dinâmicas que são estabelecidas na paisagem natural em meio aos condicionantes de organização do espaço urbano no contemporâneo. Por ser uma conjunção de intensas dinâmicas entre sociedade e natureza, são apresentados arcabouços teóricos que dialoguem com tais complexidades, são eles, Teoria Geral dos Sistemas, Pensamento Complexo e Geoecologia da Paisagem. Postos tais alicerces, são feitas as apresentações dos conceitos úteis, postos em diálogo interrogativo e crítico, feita a discussão do estágio “entrópico” atual que a sociedade dispõe na efetivação dos planejamentos e feitas reflexões sobre possibilidades de construção do futuro que observe vetores que propiciem a “neguentropia”, que é conjunção de elementos que favoreçam a produtividade no sentido contrário da degradação.

Referências

BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. 1973. 351p

CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de sistemas ambientais. Editora Blucher, 1999.

GÖTSCH, E. Homem e Natureza - cultura na agricultura. - 2.ed. Recife: Centro de

Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, 1997. Disponível em https://www.agrisustentavel.com/doc/ebooks/natureza.pdf Acesso em 10 nov. 2022.

CHORLEY R. J; HAGGETT P. Modelos, Paradigmas e a Nova Geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1975. 270 p.

GRANGEIRO, C. M. M. Meio Ambiente litorâneo e urbanização: o Ambiente produzido na costa leste da cidade de Fortaleza – Ceará. 2012. 238 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.

MORIN, E. O método 1: A natureza da Natureza. 2. ed. Tradução Maria Gabriela de Bragança. Portugal: Publicações Europa-América. 1977.

OLIVEIRA, R. C. Sistemas Costeiros e Impactos decorrentes da ação antrópica: os cenários da Costa do cacau e Costa do Descobrimento no Estado da Bahia e Região Metropolitana da Baixada Santista no Estado de São Paulo - Brasil. In: VI Seminário Latino Americano e II Seminário Ibero Americano de Geografia Física, 2010, Coimbra/Portugal. Anais do VII Seminário Latino Americano e II Seminário Ibero Americano de Geografia Física. Coimbra: Universidade de Letras de Coimbra, 2010. v. 1. p. 1-45.

RODRIGUEZ, J.M; SILVA. E. V. Planejamento e gestão ambiental: subsídios da geoecologia das paisagens e da teoria geossistêmica. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

RODRIGUEZ, J. M. M; SILVA, E. V.; CAVALCANTI, A. P. B. Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. Fortaleza: Edições UFC, 2004.

RODRIGUEZ, J.M; SILVA. E. V. FIGUEIRÓ, A. S. La geoecología de los paisajes como base teórico-metodológica para incorporar la dimensión tecnológica a la temática ambiental. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba, v, 51, p. 84-103, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/65410/39374 Acesso em 10 out. 2022.

RUSSELL, B. La perspectiva científica. 1969.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. – São Paulo Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

2022-12-02