DO ASFALTO À ESTRADA DE BARRO: VIVÊNCIAS NA TABANCA DE SABOR BALANTA EM GUINÉ-BISSAU
Palavras-chave:
Vivência, Modo de ser, Dasein, Experiência religiosaResumo
É fundante para o nosso modo de ser a vivência no lugar, pois o mesmo longe de qualquer perspectiva que possa apresentar é dotado de dinamismo e movimento. Sendo assim o presente artigo, busca abordar o cotidiano de uma tabanca guineense, onde a experiência religiosa é capaz de conduzir a maneira como a lugaridade se vela e desvela. Com isso, através observação participante, buscamos acompanhar e vivenciar o dia a dia na tabanca de Sabor Balanta, localizada ao norte da capital Bissau, onde destaca-se a importância da oralidade para o “acontecer” da pesquisa, pois a maior parcela da população que habita na tabanca, não sabe ler e escrever.
Referências
AMSELLE, Jean- Loup. Etnias e espaços: para uma antropologia topológica. In: AMSELLE, Jean- Loup; M’BOKOLO, Elikia. Pelos meandros da etnia. Etnias, tribalismo e Estado em África. Mangalde: Edições Pedagogo, LDA, 2014.
AUGEL, Moema Parente. O Desafio do Escombro. Nação, Identidades e Pós-Colonialismo na Literatura de Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2007.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. A essência das religiões (trad. Rogério Fernandes). São Paulo: Martins Fontes, 2011.
HEIDEGGER, Martin. Fenomenologia da vida religiosa (trad. Enio Paulo Giachini / Jairo Ferrandin / Renato Kirchner). Petrópolis: Editora Vozes / Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2014.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo (trad. Marcia Sá Cavalcanti). Petrópolis: Editora Vozes / Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2018.
MARANDOLA JR., Eduardo. Lugar enquanto circunstacialidade. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia. (Org.) Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.
MESLIN, Michel. Fundamentos de antropologia religiosa. A experiência humana do divino. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
PACHECO JUNIOR, Nelson Cortes. Da capital às tabancas: A lugaridade entre os guineenses e os missionários protestantes em Guiné-Bissau, 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia). Campos dos Goytacazes: Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional / Universidade Federal Fluminense, p.164.
SARAMAGO, Lígia. Como Ponta de Lança: O Pensamento do Lugar em Heidegger. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia. (Org.) Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia e fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.