CAMINHOS DE ENSINANTES E APRENDENTES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

  • Davi Gandolphi de Souza
Palavras-chave: estágio curricular, formação pedagógica, contemporaneidade

Resumo

O sentido deste ensaio é contribuir para a reflexão sobre o estágio curricular de Geografia no Ensino Básico enquanto perspectiva ou não de pesquisa, dialogar sobre os desafios que o estágio, na condição de entre-lugar pedagógico, traz aos futuros professores em relação à construção de uma identidade docente e construir caminhos, mesmo provisórios, que desenvolvam a autonomia de ensinantes e aprendentes na auto(trans)formação do saber e do fazer pedagógico durante a contemporaneidade. Os diversos espaços-tempos de formação e atuação dos sujeitos que ensinam - e que, por isso, também aprendem -, constituem a análise deste trabalho. Para isso, nosso objeto foi a produção de pesquisa quanti-qualitativa com licenciandos e licenciados de uma universidade privada em Porto Alegre (RS), a partir de questão desequilibrante e problematizadora: diante dos desafios que vivemos na contemporaneidade, o estágio curricular pode ou não ser considerado um caminho de pesquisa para a busca de uma boa aula de Geografia? O propósito deste trabalho é elaborar respostas que não sejam indeléveis para o ensino da Ciência Geográfica. Nosso anseio é procurar caminhar pelo espaço das ideias, pelas ruas sinuosas das verdades contestáveis (MORIN, 1998) que nos possibilitaram enxergar o mundo com as lentes do Paradigma da Complexidade. A compreensão epistemológica sobre nossa ciência, enquanto educadores, agrega sentido ao conhecimento construído nas escolas, tornando-se alicerce para a formação de professores e propósito das licenciaturas no Brasil. Por outro lado, como saber se os alunos aprendem o que ensinamos? A finalidade deste trabalho não é outra senão levantar pontes entre licenciados e licenciandos para dialogarmos se há ou não espaço para a pesquisa na auto(trans)formação pedagógica do educador de Geografia.

Publicado
2019-12-05
Edição
Seção
Saberes docentes e a produção do conhecimento da Geografia Escolar