A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Patrícia Christan

Palavras-chave:

Conhecimentos docente, Ação e raciocínio pedagógicos, Prática dialogada

Resumo

O presente trabalho ressalta a importância da interação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, analisou-se a interação professor-aluno tomando como referência as contribuições de Shulman (2014) sobre os conhecimentos docentes e processos de raciocínio e ação pedagógicos. A pesquisa empírica foi realizada em duas escolas públicas de ensino fundamental e médio localizada nas cidade de Cuiabá-MT, por meio da observação da prática pedagógica dos professores de Geografia. As observações permitiram inferir que em alguns aspectos da motivação e interesse dos alunos nas aulas de Geografia estão diretamente relacionadas a prática pedagógica. De modo geral, foi possível apontar a prática dialogada como estratégia básica que aprimora a interação professor-alunos para tornar as aulas mais interessantes e motivadoras para os alunos.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Saberes docentes e a produção do conhecimento da Geografia Escolar