OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO PARANÁ E O LUGAR DAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Éliton Paulo Novais
Palavras-chave: Pós-graduação, Linhas de Pesquisa, Ensino de Geografia.

Resumo

Este trabalho traz elementos do contexto histórico da implantação e constituição dos Programas de Pós-graduação, Stricto Sensu, em Geografia no estado do Paraná, e a dicotomia de suas linhas de pesquisa: Geografia Humana x Geografia Física. Tal percurso e discussão fazem-se necessária a fim de buscarmos compreender o lugar ocupado pelas pesquisas em Ensino de Geografia dentro destes Programas. No Paraná dos sete Programas de Pósgraduação em Geografia, apenas dois deles apresentam uma linha específica à temática Ensino de Geografia, mesmo assim é possível encontrar 133 produções espalhadas por todos os Programas. O que queremos destacar com o presenta trabalho, é que apesar das linhas de pesquisa em Ensino de Geografia não terem grande impacto dentro dos Programas, à temática vem cada vez mais buscando seu espaço e ganhando corpo, demonstrando, mesmo que não institucionalizada nos Programas, vem se tornando uma linha de pesquisa.

Publicado
2019-12-05
Edição
Seção
Saberes docentes e a produção do conhecimento da Geografia Escolar