PROJETO “MAPEANDO MEUS COLEGAS”: UMA PROPOSTA DE PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Vitor Scalercio
  • Phillipe Valente Cardoso
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Mapeamento Discente; Colégio Pedro II.

Resumo

Nossa pesquisa partiu inicialmente do simples questionamento geográfico sobre a comunidade escolar: onde moram os alunos do Colégio Pedro II? Através da investigação feita com alunos do ensino médio e a partir do entendimento da própria escola como objeto de estudo, levantamos dados de mais de 700 discentes do campus e produzimos um conjunto de mapas temáticos que revelam a complexidade da realidade socioeconômica dos estudantes e da região metropolitana do Rio de Janeiro. Neste artigo, apresentamos o projeto de iniciação científica junior “Mapeando meus Colegas” que busca, entre outras coisas, tornar a educação geográfica e a linguagem cartográfico mais práticas e significativas, de modo a contribuir para compreensão do espaço urbano que os alunos estão inseridos e da própria comunidade escolar. Pretendemos, portanto, destacar o desafio de se fazer pesquisa na escola, tomando uma experiência de ensino de geografia e de cartografia para além da dinâmica da sala de aula.

Publicado
2019-12-05
Edição
Seção
Saberes docentes e a produção do conhecimento da Geografia Escolar