NÓS PROPOMOS! EM CHAPECÓ: O LUGAR EM PESQUISA EM DIÁLOGO COM A ESCOLA

  • Cauã Guido
  • Adriana Maria Andreis
Palavras-chave: Cidadania Territorial; Educação; Lugar; Cotidiano.

Resumo

Neste artigo, apresentamos os pressupostos teóricos e metodológicos de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida em parceria entre universidades e escolas. O objetivo geral é apresentar os elementos teórico-geográficos do lugar e cotidiano em pesquisa, permeados da perspectiva de construção da cidadania territorial. Configura-se como ensaio teórico, por envolver a exposição e discussão dos pressupostos teórico-metodológicos de uma pesquisa, em diálogo com referenciais bibliográficos. Organiza-se esta textualização em partes: explicitação da estrutura e objetivos do artigo; arguição da relação do processo de pesquisa realizado; e as constatações gerais acerca das noções e da metodologia envolvida, efetivado enquanto diálogo entre universidade e escola. O estudo permite inferir que o movimento empreendido é contributo fundamental à construção das noções de lugar e cotidiano, que são inerentes à construção da cidadania territorial.

Publicado
2019-12-05
Edição
Seção
Fundamentos teórico-metodológicos no Ensino de Geografia