UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ

  • Guilherme Preato Guimarães
  • Ester Ribeiro Moreira
  • Clézio dos Santos
  • Gabriel Pereira da Cruz
Palavras-chave: ensino técnico; CEFET; geografia escolar.

Resumo

Pensar e pesquisar o ensino de Geografia no mundo atual urge a necessidade de uma visão holística acerca das diversas abordagens educacionais no que tange às redes escolares. Não obstante, o ensino técnico/tecnológico carrega consigo diversas possibilidades de análises e questões no que tange à disciplina de Geografia, uma vez que os cursos, em sua maioria, são dedicados à preparação do sujeito para o mercado do trabalho. Sob esse ponto de vista, surgem questões como: para que serve a geografia nos cursos de ensino técnico/tecnológico? Em que essa disciplina pode acrescentar aos formandos desse sistema de ensino? Quais são a possíveis mudanças sociais que uma escola técnica pode ocasionar em determinados territórios? A pesquisa apresenta-se em sua fase inicial, no entanto, já podemos tecer algumas reflexões acerca destas questões e outras mais que vão surgindo ao longo da escrita.

Publicado
2019-12-05
Edição
Seção
Fundamentos teórico-metodológicos no Ensino de Geografia