[DES] CONSTRUIR PARA O PENSAR POLÍTICO NA GEOGRAFIA: DIÁLOGOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFFS

Autores

  • Lucas Ponte Mesquista
  • Luisa R. Tacca

Palavras-chave:

educação cidadã; conflitos geopolíticos; formação inicial docente;

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir e apresentar uma forma de propagação dos conteúdos trabalhados a cerca das aulas de Geografia Política no ensino de Geografia na Educação Básica, elaborados pelos discentes do curso de Geografia a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP), no subprojeto do campus Erechim, na Universidade Federal da Fronteira Sul. Pensar a Geografia, requer pensar necessariamente no espaço geográfico e nas suas relações internas, que quando competidas a luz da interação política, da autoridade, do poder e das intencionalidades, configuram territórios. A partir de intensas bibliografias da Geografia Política em CCRs do curso, com os conceitos de escalas, poder, nação, fronteiras, para interligar na experiência docente em Geografia, com o despertar de uma educação cidadã e crítica. Após o levantamento bibliográfico e o reconhecimento das interligações entre as conceituações da Geografia Política, e das teorias pedagógicas da educação geográfica, buscou-se o planejamento e a verificação de Planos de Aula conforme a interlocução dessas frentes em oito objetivos específicos que serão explicados e destrinchados neste artigo. As aulas realizados no 9º ano do Colégio Haidée Tedesco Reali no município de Erechim/RS ocorreram no mês de março no âmbito do PRP, após todo um período de reflexão bibliográfica, sínteses, debates e elaboração do Plano de Atividades geral durante a primeira etapa do programa em 2018, com reflexões acerca da Projeto Político-pedagógico do Colégio, da nova Base Nacional Comum Curricular, da estruturação dos conteúdos e do livro didático para orientação, das participações no âmbito escolar de imersão ao espaço de ensino-aprendizagem e na construção de identidade docente.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia