DA LAMA AO CAOS: A TRAGÉDIA DE MARIANA (MG) SOB O OLHAR DA HISTÓRIA IMEDIATA E DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

  • Jhonatan Vicentini
Palavras-chave: barragens, ensino, extensão

Resumo

O objetivo do pôster é fazer um relato de experiência da nossa participação como acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unioeste e atuação no Projeto de Extensão “Observatório do Mundo Contemporâneo”. Esse projeto surge com a premissa de abordar acontecimentos através de uma óptica problematizadora sendo desenvolvido por graduandos e pósgraduandos dos cursos que integram o Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras – CCHEL, através da Pró-reitora de Extensão Universitária - PROEX da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon. O artigo enfoca dois anos de participação dos acadêmicos do curso de História e Geografia no Observatório do Mundo Contemporâneo – OMC e as contribuições para o ensino de Geografia. Mostraremos que com o projeto foi possível dar suporte no ensino de Geografia em escolas públicas e contribuir com a formação de futuros professores a partir da familiarização com o ambiente escolar. Executa-se, em parceria com os professores já atuantes no ensino, uma dinâmica interdisciplinar relativa aos temas propostos; seja através da elaboração de material apresentado e das discussões levadas às salas de aula ou no auxílio prestado aos professores, quando nos solicitam, a trabalharem os assuntos que muitas vezes não se encontram nos conteúdos programáticos dos livros didáticos. Por isso, o tema sobre barragens contempla um importante escopo da Ciência Geográfica e Histórica e possibilitou trabalhar importantes elementos que configuraram o crime socioambiental cometido pela mineradora SAMARCO, rememorado os fatos acontecidos e seus desdobramentos, a socialização dos prejuízos. Por fim, a experiência do projeto de extensão permitiu adquirir um convívio com a docência através do contato com as salas de aula e uma aquisição de conhecimentos variados ao trabalhar os temas escolhidos na realização das atividades junto a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia