A AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

  • Francisco Tomaz de Moura Júnior
  • Suzana Ribeiro Lima Oliveira
Palavras-chave: Avaliação formativa. Docência. Ensino de Geografia.

Resumo

A avalição constitui-se parte integrante da rotina escolar e compõem um conhecimento fundamental ao exercício da docência. Ao longo da história e com o desenvolvimento do capitalismo ela adquiriu um status de controle social, ou seja, era a responsável por distinguir os sujeitos que estavam aptos daqueles que eram inaptos, atribuindo ao professor um poder de decisão – aprovação ou reprovação – sobre o aluno, criando, por consequência, uma fetichização da nota. Todo esse processo mascarou aquilo que deveria ser a real função de qualquer processo avaliativo: uma estratégia de verificação do desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, apontando suas dificuldades e facilidades, sendo um processo de caráter qualitativo e não especificamente quantitativo. Assim, o presente trabalho propõe a reflexão sobre o papel da avaliação na formação do professor de Geografia, para tanto, buscou-se na bibliografia elementos que possam enriquecer o debate apontando para a necessidade de avaliação formativa da aprendizagem geográfica, ou seja, uma avaliação que esteja voltada para a melhoria da aprendizagem e a (trans)formação da educação a partir de uma práxis que busque a cidadania. Desse modo, para fins de organização dividiu-se o trabalho em três momentos: o primeiro em que se discute uma concepção de docência, entendendo que ela, incorre numa concepção de avaliação; o segundo momento, constitui-se em uma discussão geral do processo avaliativo e assunção de uma concepção que, num terceiro momento, é discutida à luz da ciência geográfica, explicitada a partir da experiência dos autores e da percepção de docentes em formação. Por fim, constata-se a necessidade de um aprofundamento das discussões teórico/práticas sobre a avaliação, haja vista a importância desse processo no contexto do desenvolvimento de uma relação de ensino-aprendizagem em Geografia.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia