POTENCIALIDADES DO USO DE FASCÍCULOS DIDÁTICO PARA ENSINAR TEMAS LOCAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

  • Maria Eduarda Andrade de Faria
Palavras-chave: Goiás, relação cidade/campo, ensino médio.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar as potencialidades do uso do fascículo “A relação cidade-campo no território goiano” nas aulas de geografia do ensino médio. O material foi elaborado como parte de uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida em um período de dois anos e conta com a integração dos professores da Rede Estadual de Goiás, para sua elaboração. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa tendo como recorte a pesquisa-ação colaborativa, visto que a participação dos professores da educação básica é de extrema importância para a realização de todas as etapas. A pesquisa foi iniciada após a efetivação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como forma de seleção para a ensino superior, e, é aqui apresentada, da escolha do tema até a experimentação do material, enfatizando as potencialidades dos conteúdos locais/regionais para as aulas de geografia, auxiliando na construção do pensamento geográfico e a formação cidadã dos indivíduos. Visto que todas pesquisas nos elencam problemas a serem solucionados, além do problema inicial, uma proposta de percurso didático é aqui apresentada, como uma forma de atender a uma demanda colocada pelos professores ao longo do trabalho.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia