CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIDADE A PARTIR DA TEMÁTICA DA ACESSIBILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Marielly de Sousa Miranda
Palavras-chave: Cidadania, Educação, Projeto de intervenção

Resumo

Este trabalho realiza uma reflexão referente à importância do ensino de cidade no ensino de Geografia, e propõe um caminho para tal: partindo da ideia de acessibilidade aos espaços da cidade. Para isso, realiza uma construção teórica sobre aspectos importantes em uma primeira reflexão sobre a proposta. Em um segundo momento, apresenta uma breve descrição da atividade de intervenção realizada pela autora durante a disciplina de Estágio, no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Goiás, no qual o objetivo foi trabalhar pedagogicamente o pensamento teórico-conceitual sobre cidade e acessibilidade no educando, voltada à formação para sua vida cotidiana. Por fim, defende que o ensino de cidade na disciplina de geografia carrega o poder de tornar a visão sobre o conceito e os processos cotidianos mais crítica, resultando na construção da noção de que todos tem o direito à cidade.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia