DOS DEBATES TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SIGNIFICATIVA

  • Igor Armindo Rockenbach
Palavras-chave: saberes docentes; formação de professores; Geografia Escolar.

Resumo

O presente trabalho é composto por uma discussão envolvendo os saberes docentes alicerçados aos conceitos do Ensino de Geografia. Compreende-se que o debate de conceitos e conteúdos relativos à formação de professores é fundamental nas atuais discussões no Ensino de Geografia, posto que há uma relação de causalidade entre a formação dos professores e a forma a qual a Geografia Escolar é praticada nas escolas. Neste sentido, o presente estrutura- se estruturado em três partes: primeiramente, são apresentados os saberes docentes correlacionados às temáticas do Ensino de Geografia. Em um segundo momento, a formação especializada e sua tradição nos cursos formadores de professores de Geografia é analisada. Por fim, é trazido o debate sobre a intersecção entre Geografia Acadêmica e Geografia Escolar e como sua correlação e ressignificação é importante ao professor de Geografia. Compreende- se que a discussão dos saberes docentes, alicerçada aos teóricos do Ensino de Geografia, pode contribuir para se repensar a formação e a prática docente em Geografia, descontruindo noções cristalizadas nos cursos formadores e, continuamente, corroborando nas discussões e conceitos envolvendo à Geografia Escolar. Trabalhar essa relação é imprescindível para se repensar a formação docente e, igualmente, para se traçar rotas na busca de uma prática docente significativa em Geografia, que seja teoricamente embasada e pertinente ao cenário escolar.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia