A PERCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DAS VIVÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aline da Silva Xavier

Palavras-chave:

Geografia Escolar. Percepção Geográfica. Vivências.

Resumo

O presente trabalho buscou investigar como as vivências dos alunos podem contribuir para que a Geografia Escolar desenvolva neles uma percepção espacial reflexiva. A partir da falta de sentido e da distância entre a realidade dos alunos e os temas tratados na Geografia, verificou-se a necessidade de despertar nos estudantes o desejo de participar das aulas de maneira mais efetiva e, com base na aproximação destes elementos, dar início ao processo de reflexão acerca da realidade vivida. Como metodologia optou-se por promover um estudo de caso a partir da análise de atividades propostas aos alunos. A pesquisa destacou a relevância não apenas dos saberes do aluno, mas também do papel do professor como articulador das vivências e os temas da Geografia Escolar. Como resultado deste estudo foram observadas algumas percepções dos alunos em sua forma de tratar e refletir sobre a realidade a qual estão inseridos. Quanto à relevância deste estudo, a pesquisa visa beneficiar professores de Geografia que queiram se utilizar desta ferramenta como recurso, a fim de repensar sua prática a partir da perspectiva de considerar os saberes do aluno.

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Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia