A CONTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Cristiane Cardozo da Silva

Palavras-chave:

Indivíduo, vínculo, conhecimento.

Resumo

O ser humano é genuinamente social. Sua relação com o meio permite-lhe agregar valores, usos, costumes e aprendizagens, desenvolvendo-se como indivíduo, transformando-se em um sujeito ativo, transformador de realidades. A iniciar com a família, à medida que o homem se desenvolve de forma biológica, psicológica e social, seus laços interativos se expandem. Na escola, em contato com seus pares, constrói conhecimento, desenvolve habilidades, exercita sua autonomia, tornando-se protagonista de sua própria história e coadjuvante na vida daqueles que o cerca. Assim, em sentido amplo, objetivamos compreender a relação da criança com o espaço escolar no qual está inserida - isso possibilitará a adoção de métodos pedagógicos que estreitem os laços entre os sujeitos do processo educacional, tornando frutífera a relação ensino-aprendizagem. Em sentido restrito, temos por finalidade compreender a relação entre a teoria da aprendizagem de Henri Wallon e a concepção geográfica de lugar segundo os postulados teóricos e a realidade educacional.Esta pesquisa ampara-se na análise bibliográfica a ser contextualizada, futuramente, à análise de dados em duas unidades escolares pertencentes ao sistema municipal de ensino de Dracena, Estado de São Paulo, com o intuito de buscar compreender se a afetividade nutrida pelo discente ao espaço escolar contribui para o desenvolvimento de sua aprendizagem.Convém ressaltar que esta pesquisa está em processo de elaboração. Neste momento serão apresentados o entendimento da literatura científica sobre o objeto deste estudo e nossa reflexão a partir dele. As amostras de dados serão apresentadas e contextualizadas em tempo futuro.

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Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia