O MEU LUGAR: IMAGENS, SABERES E VIVÊNCIAS

  • Helena Pinheiro Dantas
  • Lucas Correa Santoro
  • Fabio Soares Queiroz
Palavras-chave: saberes da sala de aula, lugares, espaço vivido

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar o processo de identificação com o espaço vivido pelos alunos do Colégio Pedro II - Campus Niterói, não se prendendo somente à instituição mas sim aos locais de toda a cidade que fazem parte do cotidiano dos estudantes e contribuem na formação de social e individual de cada um. Para tanto, partiremos da seguinte questão: quais os diferentes perfis de alunos que estudam na instituição Pedro II e quais são as diferentes realidades sociais, geográficas e culturais existentes?Será apresentado imagens dos mais diferentes lugares, sempre com a ideia de pertencimento ao espaço, e com isso podemos abordar diversas temáticas tais como Religião, Instituição de ensino, classes sociais, a história do espaço, fatores de atração ao espaço e pertencimento.Dentro disso, a partir das histórias que nos é contada através de fotografias, e principalmente, do olhar e das perspectivas dos discentes, pretendemos entender como nossas trajetórias nos constrói, e como a concomitância dessas linhas temporais materializadas no espaço formam uma geografia única e que pretendemos desenvolver em conjunto.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia