O RECONHECIMENTO DO GÊNERO COMO UMA RELAÇÃO DE PODER NA GEOGRAFIA

  • Stéfany Pereira
  • Mariana Farina Golinski
Palavras-chave: Espaço geográfico,.Iniciação à docência,.Bibliografia Feminina.

Resumo

O presente artigo tem como propósito relatar a prática realizada com os pibidianos de Geografia, que estão atuando em duas escolas públicas do município de Erechim, RS. O principal objetivo da prática é a abordagem do tema gênero de uma forma inteligível, transparente e sem tabus. Na revisão bibliográfica foi abordado questões relacionadas aos conceitos de gênero, poder e espaço. Estas se mostram importantes tendo em vista a prática feita com estudantes do Pibid. A atividade diz respeito a gênero e suas relações dentro da Geografia pretendendo uma abordagem equilibrada destes temas em sala de aula. Em relação à prática, essa se dá com uma turma de pessoas, sendo que todas essas ficam em uma fileira horizontal, essa prática já é conhecida como dinâmica dos privilégios, nesse caso elaboramos perguntas apenas relacionadas à gênero. Obtivemos como resultado final pibidianos homens à frente de todas as pibidianas mulheres, com isso conseguimos elaborar uma conclusão que harmonizasse os principais conceitos tratados neste artigo.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia