A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA PARTICIPANTE EM SALA DE AULA

  • Raquel Almeida Mendes
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Africanidades, Relações Raciais.

Resumo

O presente trabalho em andamento consiste numa primeira etapa da pesquisa sobre África e sociedades Africanas no âmbito do ensino de Geografia. Trata-se de uma pesquisa participante de caráter exploratório e qualitativo, resultante de observações referentes ao estágio docência na disciplina “Tópicos em Geografia Humana: Geografia da África” do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás – Campus Samambaia. A construção deste trabalho se dá por meio de referenciais bibliográficos no âmbito dos estudos sobre currículo, relações raciais e Geografia da África, bem como a análise de ementas, planos de ensino e observações em sala de aula. Tomando como base as metodologias e inferências no decorrer da pesquisa até o presente momento, compreendemos que é necessário um maior acolhimento das pautas relacionadas à África e relações raciais na Geografia, rompendo dessa maneira com a percepção eurocêntrica/colonial que por vezes invisibiliza a temática das africanidades na ciência geográfica, ciência esta que apresenta inúmeras potencialidades de abordagens sobre a temática em questão.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia