A PRESENÇA DAS CATEGORIAS PAISAGEM E REGIÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

  • Renato Frade da Costa
Palavras-chave: Paisagem, Região, Geografia Escolar

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado defendida no ano de 2018 na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, cujo objetivo foi analisar a apropriação de duas importantes categorias do pensamento geográfico, Paisagem e Região, no meio escolar, por um recorte histórico que abrange as quatro últimas décadas. Para tanto, a pesquisa trás como fontes documentos oficiais formados por leis e proposições curriculares, livros didáticos e o relato de professores(as) que lecionaram Geografia durante diferentes momentos deste recorte histórico. A análise das fontes evidenciou que Paisagem e Região tiveram um grande avanço no âmbito curricular, adquirindo significado teórico e metodológico para a Geografia Escolar, isso já a partir de meados da década de 1980. Esse desenvolvimento acerca das categorias estudadas se vez refletir nos livros didáticos, o que aponta para uma estrita ligação entre os documentos oficiais e a sua produção. No entanto, em relação às práticas docentes analisadas, é notado que estas categorias ainda são utilizadas de forma tímida.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
História da Geografia Escolar: conteúdos, recursos didáticos e ideologias