A ARTE DE MAPEAR O MUNDO NA INFÂNCIA: EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL MAPA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Christiane Fernanda da Costa
  • Bruno Falararo de Mello
Palavras-chave: Letramento, alfabetização, gênero textual, linguagem cartográfica, cartografia escolar.

Resumo

O propósito deste estudo concentrou-se em investigar as representações da localidade produzidas por 52 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola da rede pública do município de Rio Claro, São Paulo, Brasil. Na perspectiva metodológica da pesquisa participante e observação de indícios, elaborou-se uma discussão a respeito do ensino da Geografia e da Cartografia escolar no âmbito do processo indissociável dos conceitos de alfabetização e do letramento. As atividades realizadas (leitura de histórias infantis, observação atenta do atlas do município de Rio Claro e um passeio pedagógico) possibilitaram, em grande parte, produções escritas pertinentes aos gêneros textuais propostos e domínios discursivos condizentes com a modalidade de escrita formal da idade e da série a que se refere.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Saberes e Práticas no Ensino de Geografia Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fund.