PRÁTICAS FORMATIVAS E DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS

  • Diego Corrêa Maia
Palavras-chave: Formação docente, geografia escolar, temáticas físico-naturais

Resumo

Este artigo tem como propósito demonstrar a importância das práticas formativas e suas diferentes estratégias de ensino para professores pedagogos que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental. A formação profissional foi organizada visando promover os conteúdos ligados ao tempo, clima e estações do ano, baseados na pesquisa-ação e na epistemologia da prática. Através do auxílio de dispositivos didáticos, tais como planetário de madeira e de história em quadrinhos, pôde-se vislumbrar o aprimoramento docente, concretizado pela discussão e elaboração de estratégias de ensino a serem aplicadas aos alunos do 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I. Após a formação, concluímos que as atividades contribuíram para a fortalecimento do conhecimento geográfico nos anos iniciais, possibilitando a socialização de experiências e saberes necessários para a qualificação do ato educativo.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Saberes e Práticas no Ensino de Geografia Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fund.