DA TEORIA À PRÁTICA: O ENSINO DAS PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Edineuza Oliveira Silva

Palavras-chave:

Geografia no ensino fundamental, ensino de áreas de risco, vulnerabilidade socioambiental.

Resumo

O processo de urbanização nas cidades capitalistas contribui de forma singular para a formação de ocupações irregulares em áreas consideradas inapropriadas à moradia, como as planícies de inundações. Pensando nesta perspectiva da vulnerabilidade socioambiental, das ocorrências com inundações comumente presente no município de Sorocaba- SP, bem como, entender a educação como função social e a escola- inserida na sociedade- como mediadora de saberes, realizou-se um plano de aula com o intuito de proporcionar aos educandos do ensino fundamental, anos iniciais, o ensino de uma Geografia crítica e analítica das relações que se estabelecem no espaço vivido cotidianamente pelos educandos, com enfoque no estudo das relações sociais e ambientais e das contradições da cidade a qual pertencem

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Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Saberes e Práticas no Ensino de Geografia Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fund.