PROJETO “O MEU MUNICÍPIO NA ESCOLA”: EM BUSCA DE PEDAGOGIAS E CURRÍCULOS PODEROSOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daniel Luiz Stefenon
  • Rodrigo Cesar Paes Fumes

Palavras-chave:

Formação de Professores, Extensão Universitária, Ensino de Geografia

Resumo

O presente texto corresponde a um relato crítico acerca das atividades desenvolvidas no projeto de extensão universitária “o meu município na escola: produção de materiais cartográficos e formação de professores”, realizado por intermédio de uma parceria entre docentes do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Campus de Irati/PR; e do Instituto Federal do Paraná, IFPR, Campus de Irati/PR. Esta ação de extensão universitária tem por objetivo principal atuar na formação continuada dos professores da rede municipal de Irati/PR para o trabalho com a Geografia nos anos iniciais do Ensino fundamental, mediante o oferecimento de suporte na produção de materiais didático-cartográficos sobre o Município, a fim de subsidiar o trabalho docente com a Geografia nessa etapa de escolarização. O projeto se fundamenta num esforço de conceber a Geografia como um elemento central no processo de promoção de uma alfabetização ampla, preocupada com a capacidade dos sujeitos de realizar a leitura da palavra e também do mundo. Os primeiros resultados, colhidos a partir das percepções das professoras e professores que participam do projeto e de observações realizadas durante as atividades, permitem demonstrar que persiste uma demanda evidente por parte dos docentes por situações de formação nas disciplinas específicas, como a Geografia, a fim de oferecer maior consciência às suas práticas na sala de aula. Além disso, a construção das sequências didáticas por parte dos professores, utilizando os materiais cartográficos sobre a realidade local e os saberes construídos ao longo dos encontros de formação continuada, demonstrou que a disponibilidade desses recursos permite a ampliação dos repertórios de atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que favorece a construção de pedagogias e currículos poderosos, ou seja, mais significativos às diferentes realidades de atuação e comprometidos com a transformação dos sujeitos e do mundo.

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Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Saberes e Práticas no Ensino de Geografia Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fund.