AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NO LIVRO DIDÁTICO DO PROJETO BURITI DO 5°ANO DE GEOGRAFIA

  • Annaclara Toledo Avelar da Costa
  • Adriana Olívia Alves
Palavras-chave: Anos Iniciais, Ensino de Geografia, Climatologia

Resumo

Este artigo é oriundo de um trabalho de conclusão de curso de Geografia – Licenciatura numa modalidade de monografia.. Logo, a pesquisa objetivou-se em analisar as concepções teóricometodológicas do componente físico-natural clima nos livros didáticos de Geografia dos Anos Iniciais. Porém, para este artigo foi realizado um recorte do objeto de estudo, sendo determinado um único livro didático. O livro para análise faz parte do Projeto Buriti da disciplina de Geografia utilizado pela turma de 5°ano da escola localizada na região Norte no município de Goiânia – GO. Logo, o livro para a presente pesquisa faz parte da seleção dos livros didáticos avaliados pelo PNLD. Foi realizado também uma revisão bibliográfica sobre Ensino de Geografia, Anos Iniciais, Componentes físico-naturais, Componente físico-natural Clima e as orientações curriculares sobre essas perspectivas de estudo.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Saberes e Práticas no Ensino de Geografia Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fund.