CONSTRUÇÃO E USO DE MAQUETES NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA FÍSICA

  • Marco Aurélio Dias Zózimo
  • Loçandra Borges de Moraes
Palavras-chave: Temáticas físico-naturais; Cartografia; Ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada numa turma de 3ª série, turno noturno, de um colégio da rede estadual de educação de Anápolis/GO, durante as etapas do Estágio Supervisionado IV do Curso de Geografia do Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás. O objetivo geral do trabalho foi analisar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Geografia Física no Ensino Médio por meio da Cartografia. O projeto surgiu do nosso interesse em estudar a respeito do ensino de temáticas da Geografia Física, suas metodologias e práticas de ensino na educação básica. Depois dos estudos bibliográficos, inclusive sobre a Geografia Física no currículo de Geografia para o Ensino Médio em Goiás, da observação de aulas de Geografia, propusemos, executamos e avaliamos a aprendizagem de conteúdos da Geografia Física utilizando maquetes de relevo (altitudes), e desta sobreposta com as informações de vegetação original e de uso e ocupação do solo do estado de Goiás elaborados por Marcuzzo em 2014. Destacamos nesse trabalho as possibilidades e dificuldades do uso de maquetes no ensino de Geografia e os resultados da tentativa de romper com as práticas de ensino enraizadas no ambiente escolar. Os resultados obtidos com a experimentação da proposta de ensino demonstram que há dificuldades de os professores trabalharem tanto com as temáticas físico-naturais quanto com a cartografia assim como dos alunos em aprender conteúdos relacionados a essas áreas somente utilizando metodologias não participativas tais como as aulas expositivas. Apesar das dificuldades, o trabalho ativo e coletivo realizado com as maquetes contribuiu para o ensino e a aprendizagem de diversos conteúdos da Geografia Física, especialmente relacionados ao Estado de Goiás.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Linguagens cartográficas no Ensino de Geografia