O TERRITÓRIO USADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

  • Ana Cláudia Ferreira Lima
  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira
Palavras-chave: Ensino, Geografia, Progressão de aprendizagens

Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa de dissertação de mestrado que se encontra em desenvolvimento, e que tem por objetivo analisar como a categoria Território Usado é articulada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação geográfica. O interesse por essa temática surgiu a partir de questionamentos envolvendo a importância da categoria Território Usado para a educação geográfica e como a BNCC inclui o estudo dessa categoria. Outra questão orientadora da reflexão é a importância de ter uma base comum para a educação brasileira e para a educação geográfica. A proposta de implementação de uma Base Curricular Nacional é fruto de um processo histórico no Brasil, que se inicia na Constituição Federal de 1988. A BNCC indica habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de cada ano, com uma progressão de aprendizagens que permite compreender o sentido da educação geográfica proposto pelo documento para o ensino fundamental. Entender o que é Território Usado e como se articulam habilidades a partir do estudo desta categoria é tarefa necessária diante do desafio de implementação dos currículos em todo o Brasil.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Raciocínio geográfico no Ensino de Geografia