O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA BNCC A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS

  • Jéssica da Silva Rodrigues Cecim
  • Viviane Lousada Cracel
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Pensamento espacial.

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de apresentar uma discussão acerca do desenvolvimento de um raciocínio geográfico a partir de metodologias ativas no Ensino de Geografia, sobretudo no que tange à formação de conceitos geográficos. Desta forma, se orienta no sentido de destacar a proposta de raciocínio geográfico apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação às produções de autores de referência no tema, como Ascenção e Valadão, 2017; Ascenção et al, 2018 e Straforini, 2018. O trabalho procura articular o raciocínio geográfico com o desenvolvimento de competências a partir da autonomia do aluno no processo de ensinoaprendizagem com a finalidade de articular sua capacidade de resolução de problemas

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Raciocínio geográfico no Ensino de Geografia