RESSIGNIFICAR O ENSINO DE BIOGEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA PRÁXIS

  • Aline Mello Campos
Palavras-chave: Frutas, Biogeografia, Ensino de Geografia

Resumo

Este artigo é fruto de um projeto que busca articular o conhecimento sobre os conteúdos da Biogeografia na escola sem que o livro didático seja o único recurso do professor, pois acreditamos na ressignificação desse conteúdo atravésda práxis.O projeto apresenta as frutas nativas e exóticas brasileiras para os alunos do subúrbio gonçalense, na perspectiva da ciência(Biogeografia) e da arte(Literatura).Elefoi realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental na rede estadual do Rio de Janeiro no município de São Gonçalo.Nossos alunos conheceram as frutas nativas brasileiras através de imagens e de um mapeamento, pois, no perímetro urbano, só há acesso a frutas exóticas nos sacolões do município. A metodologia adotada: aulas dialogadas, entrevistas e trabalho de campo. O resultado foi a ressignificação dos conteúdos da disciplina por meio de um trabalho de campo no sacolão do bairro, das frutas na vida de jovens suburbanos e a descoberta do Brasil através dessas frutas.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia