GEOMAT – OFICINAS INTERDISCIPLINARES ENTRE GEOGRAFIA E MATEMÁTICA

  • Mateus Testoni Carvalho
Palavras-chave: educação; inovação; interdisciplinaridade

Resumo

O GEOMAT – Oficinas Interdisciplinares entre Geografia e Matemática é uma proposta didático-pedagógica desenvolvida por licenciandos da Universidade Federal de Santa Catarina, a qual estava pautada na vontade de propor um ensino interdisciplinar por meio de 14 oficinas semanais, que ocorreram no segundo semestre de 2017. As oficinas foram destinadas aos alunos do 8º e 9º ano numa escola municipal de Florianópolis. Através de um entendimento conceitual breve sobre interdisciplinaridade, os autores experimentam desenvolver atividades em sala de aula como um espaço de ensino e de aprendizagem para professores e estudantes. O desenvolvimento do GEOMAT exigiu uma produção de materiais e atividades próprios para os participantes, além de uma readequação constante das atividades previstas. Verificou-se por meio de feedbacks e da observação dos oficineiros diversas potencialidades no decorrer do projeto, apesar de problemas com o tempo e frequência dos participantes, percebe-se a relevância desta ação inovadora no fazer interdisciplinar.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia