TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

  • Luiza Vitória Ribeiro de Paiva
  • Camila Freire Sampaio
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, educação ambiental, formação docente em geografia

Resumo

Apresenta-se reflexões a partir de um relato de experiência da disciplina de educação ambiental na formação docente em geografia que teve o teatro das sombras como recurso principal. O objetivo foi mostrar o teatro no processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental dentro da docência em geografia, pois percebeu-se que as mesmas são pouco utilizadas em apresentação, assim refletindo em uma aula pouco aproveitada, onde os alunos apenas escutam e na maioria das vezes decoram o conteúdo que está sendo abordado e simplesmente não faz nenhuma ligação com seu cotidiano. Ao inserir uma formação humana, o teatro ao mesmo tempo é a práxis, onde o método instiga uma atuação transformadora e crítica no mundo. Para obter um resultado, esse estudo trouxe pensamentos de diversos autores para uma melhor compreensão metodológica, com o intuito de melhorar a formação crítica e participativa dos alunos.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia