A TRANSMIDIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LINGUAGEM MOTIVADORA

  • Maciel Pereira da Silva
  • Jean Volnei Fernandes
Palavras-chave: Geografia Escolar; Motivação; Transmidiação

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a transmidiação como uma linguagem alternativa a ser usada nas aulas de Geografia da educação básica com a finalidade de motivar os alunos à participação nas respectivas aulas. A problemática, a partir da qual nos propomos a elaborar este trabalho, partiu do desinteresse dos estudantes pelas aulas de Geografia, muito comumente por eles manifestado e por nós presenciado ao longo de nossa carreira enquanto docente de Geografia na educação básica. A justificativa para a reflexão aqui apresentada se assenta em teorias que apontam a motivação como um elemento indispensável para a aprendizagem (POZO, 2002). A metodologia utilizada foi estudo bibliográfico. O uso da transmidiação enquanto linguagem nas aulas de Geografia contribui para motivar os alunos a participar de atividades pedagógicas propostas pelo docente por: possibilitar a aproximação do conteúdo geográfico à realidade do aluno; permitir ao estudante fazer uso de suas habilidades pessoais, tanto artísticas quanto técnicas, como: desenho, pintura, histórias em quadrinhos (HQ), teatro, cinema, uso de softwares de computador, smarthphones, outros.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia