O USO DE MÚSICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Ana Cristina Freire de Oliveira
  • Sharlene Mougo Silva
Palavras-chave: Ensino, Geografia, Música

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir maneiras de aplicar a música como recurso metodológico para o ensino da Geografia no nível médio. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa ação com duas turmas de 3º ano do Ensino Médio Técnico, Mineração e Informática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Belém. A pesquisa ação contou com cinco etapas, das quais uma foi de observação e sugestão da prática, sendo requisitado que os alunos das turmas se dividissem em grupos, a segunda de elaboração de um roteiro, a terceira com uma discussão de texto sobre música de protesto, a quarta produção de texto e entrevistas e a quinta com apresentações de seminários e uma palestra. A realização das etapas contribuiu para o solucionamento de problemáticas cotidianas observadas, quebra de práticas tradicionais, ao estímulo a uma percepção crítica por parte dos alunos e para um ensino contextualizado Interdisciplinar e Transversal da Geografia e do componente curricular urbanização Brasileira.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia