A PRODUÇÃO E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS PARA O ESTUDO DE SOLOS: O RELATO DE UMA PRÁTICA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BARREIRAS – BA

  • Elisama dos Santos da Silva
  • Jaciene Fernandes da Silva
  • Laryssa da Silva da Cruz
  • Ricardo Abrate Luigi Júnior
Palavras-chave: Pesquisa-Ação, Solos, Ensino de Geografia, Recursos Didáticos, Material Didático

Resumo

Este trabalho descreve uma pesquisa-ação realizada em Barreiras, município que se localiza no extremo Oeste da Bahia. A atividade foi desenvolvida em uma escola pública do Ensino Fundamental situada em zona periférica da cidade. O objetivo principal da ação foi compreender a importância do ensino de solos e possibilitar reflexões sobre a temática de uso e ocupação territorial local, tendo como referência a agricultura intensiva, devido ao contexto econômico da Região Oeste. Neste sentido, será ressaltado nesse trabalho o procedimento metodológico de produção e utilização de materiais didáticos no ensino de geografia. O uso dos materiais confeccionados proporcionou uma interação entre educador e educando, tendo os recursos didáticos contribuído para que o processo de aprendizagem tenha sido mais bemsucedido. Neste ponto de vista, este relato se interpõe como uma nota dessa experiência e uma reflexão para que se possa contribuir para o ensino sobre solos e para o processo de ensinoaprendizagem na Geografia Escolar.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia