UTILIZAÇÃO DAS LINGUAGENS ICONOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Ione Oshida
  • Renata Barrocas
Palavras-chave: Paisagem, Lugar, Benedito Calixto

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um estudo por meio das obras de Benedito Calixto e imagens aéreas de Sérgio Furtado como recursos didáticos para a discussão das categorias de paisagem e lugar. A metodologia é bibliográfica, documental e de pesquisa ação a partir da aplicação de sequências didáticas e saídas de campo. As categorias de paisagem e lugar foram discutidas com suporte da Base Nacional Comum Curricular. A etapa prática da pesquisa foi aplicada numa escola santista, onde os sujeitos são alunos do  oitavo ano do ensino fundamental II. Para complementar a sequência didática foi realizada saída de campo à Pinacoteca Benedito Calixto para que os alunos conheçam as obras originais do autor abordado. Os resultados parciais da pesquisa mostraram que os alunos interpretam a paisagem de diferentes momentos da história santista de modo satisfatório embora grande parte dos participantes desconheça a presença das obras do autor Calixto e a presença de uma pinacoteca a poucas quadras da escola onde estudam. Com a sequência didática fica evidenciada a necessidade de reforçar entre os sujeitos discussões e reflexões sobre os conceitos de lugar e paisagem.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia