O CINEMA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: APONTAMENTOS A PARTIR DA ANÁLISE DAS COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD/2018

Autores

  • Luís Henrique Dias Rocha

Palavras-chave:

Geografia, Cinema, Livro Didático

Resumo

A Lei nº 13.006/2014 instituiu a obrigatoriedade de exibição de filmes de produção nacional como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, por no mínimo duas horas mensais, nas escolas de educação básica públicas e particulares de todo o território nacional. Embora ainda não regulamentada, em sendo uma alteração/acréscimo ao texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei 13.006/14 foi incluída na ficha de avaliação do PNLD/2018 no bloco intitulado “Formação Cidadã”, entre as prescrições legais a serem observadas nas obras avaliadas. Desta forma, os livros didáticos inscritos no PNLD/2018 deveriam contemplar a referida Lei. Em vista disso, surgiram os questionamentos: Como os livros procuraram atender a esse novo preceito legal? Quais contribuições isso pode trazer para a implementação da Lei? Com base nestes questionamentos, estamos desenvolvendo uma pesquisa em nível de mestrado cujo objetivo central é identificar e analisar como o cinema, em geral, e o cinema nacional em específico comparecem ou são abordados nos livros didáticos de Geografia aprovados no PNLD/2018. Para atingir esse objetivo, paralelamente à revisão bibliográfica, foi realizada a leitura do Guia do Livro Didático de Geografia PNLD/2018 a fim de identificarmos as coleções aprovadas e posteriormente, realizou-se o contato com as escolas de ensino básico do município de Dourados (MS) para obtenção de acesso às coleções. Procedemos à identificação, nessas coleções, quanto aos momentos de inserção e formas de tratamento do cinema ao longo dos volumes. Devido tratar-se de uma pesquisa em andamento, os resultados preliminares apontam o predomínio do documentário e do drama como gêneros mais presentes nos livros didáticos. No que se refere às formas que o cinema aparece nesses materiais, observou-se que se restringe a sugestões de títulos com breve resumo sobre os filmes e poucas orientações ao professor quanto à procedimentos ou propostas de trabalho com os filmes.

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia