DO TEMPO AO CLIMA: O USO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR

  • Iuri Campos de Souza
Palavras-chave: Climatologia geográfica, Ensino Profissional, Estação Meteorológica

Resumo

O estudo da climatologia escolar é parte fundamental para a compreensão do espaço geográfico, pois permite entender as diversas transformações que o mesmo sofre ao longo do tempo. Este trabalho surge a partir de uma série de ações desenvolvidas em uma escola de ensino médio integrado a cursos profissionalizantes, quando se buscou trabalhar e entender a dinâmica dos climas no Brasil e no Mundo. Os resultados gerados permitiram entender as possibilidades de ensino e aprendizado do conteúdo climatologia a partir do uso de uma ferramenta prática em um contexto de aula de campo. Tornou-se objetivo inicial desta pesquisa a utilização de uma estação meteorológica automática para o ensino e aprendizagem de climatologia no ensino médio, para isso os caminhos metodológicos foram fundamentados numa pesquisa-ação. Como conclusão trouxemos uma análise das respostas dos questionários respondidos pelos alunos ao final da atividade proposta. Também destacamos o desejo de aproximar esse debate, das concepções que a escola do campo possui sobre o significado do ensino e aprendizagem do clima nas escolas campesinas.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia