ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CINEMA NA REALIDADE ESCOLAR NO GRANDE BOM JARDIM FORTALEZA (CE)

  • Marcos Vinicius Vieira do Nascimento
  • Karolayne Araújo Coelho
Palavras-chave: Espaço escolar, ensino de Geografia, Filmes, Estágio

Resumo

Os Estágios Curriculares Supervisionados em Geografia são componentes curriculares que foram integrados de acordo com o projeto político-pedagógico do curso de Geografia, que buscam uma compreensão da prática docente em estreita interação com a teoria, analisando a partir de metodologias (sobretudo dialéticas) o ensino, oferecendo uma oportunidade aos futuros professores de refletir a respeito da realidade educacional, contribuindo fortemente para a formação de uma identidade docente consolidada. O universitário do curso de licenciatura em Geografia da UFC, ao se matricular na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, tem em mente diversas expectativas que permeiam o seu percurso como docente. Para muitos, esse momento é de integração entre a teoria e a prática, que até então (normalmente para o aluno do quinto semestre) era desassociado. Essa posição equivocada precisa ser desmitificada, e isso vai acontecendo ao longo da disciplina, que amplia a visão dos licenciados a respeito da concepção de estágio supervisionado. Nesse sentido, visando uma análise mais profunda a respeito da escola e suas problemáticas, esse trabalho tem como objetivo analisar o espaço escolar da EMEIF Catarina Lima da Silva, compreendendo seus agentes e fatores que impactam profundamente na relevância escolar onde, juntamente com uma análise de um ensino mais alternativo como o cinema, possibilita que os alunos compreendam o espaço de outra maneira, sobretudo divertida.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia