A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TÉCNICA

  • Maria Edivani Silva Barbosa
Palavras-chave: Metodologias, Jogos pedagógicos, Prática Docente

Resumo

Este trabalho é produto reflexivo das práticas de ensino realizadas no curso de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com as turmas de 6º semestre. Objetiva-se com este estudo refletir sobre as práticas de ensino tentando superar a racionalidade técnica da prática docente. Para isso, foram realizados(as): pesquisas sobre as metodologias e os recursos didáticos; estudos sobre concepção de currículo, tendências didático-pedagógicas e procedimentos de ensino. Com base nessa fundamentação teórica, os licenciandos lançaram questionamentos sobre as metodologias, os recursos, enfim, problematizaram as práticas no contexto da sociedade contemporânea. Na sequência, foram desafiados à criação de metodologias e recursos didáticos inovadores. Assim, a escolha por jogos pedagógicos se deu pela possibilidade e necessidade de trabalhar na escola a cooperação e a interação entre os alunos da educação básica. Esses aspectos das relações humanas acabam comprometidos pelo excesso do uso das redes sociais, pois embora aumente a capacidade de comunicação, por outro lado provoca o isolamento.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia