ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UMA MIGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS E EMOÇÕES

  • Matheus Bueno Siqueira Moura
  • Layanne Almeida de Souza
Palavras-chave: Migração, Formação de professor, Estágio.

Resumo

A atuação do professor em sala de aula vai muito além da mediação do conhecimento, ela é parte atuante e moldadora de mais diversas personalidades, por isso faz-se tão importante o estágio dentro de sala de aula pelo aluno ainda dentro da instituição acadêmica. Sendo assim, este trabalho é um relato do processo desenvolvido durante o período de estágio em escola, como objetivo de mostrar a importância da participação efetiva do aluno no ambiente escolar para o crescimento como profissional e para a compreensão das metodologias e da didática de ensino que perpassam a escola. Nesse sentido, os procedimentos e experiências relatados aqui foram realizadas na Escola municipal João Paulo I, localizada no município de Goiânia - Go, com foco no Ensino Jovens e Adultos. O projeto foi desenvolvido em três partes, a primeira sendo em sala de aula discutindo sobre os processos migratórios e as transições sociais, enquanto a segunda parte consistiu em um trabalho de campo pelo setor central da cidade com o intuito de promover uma familiarização com o espaço e com a cultura goiana, e a terceira onde foram realizados cartazes, vídeos e fotografias para uma apresentação aberta à comunidade. A partir deste trabalho fica explicito a necessidade do contato do aluno de graduação com a escola em todas as suas esferas, possibilitando o mesmo a compreender o funcionamento do sistema escolar e como as relações que existem entre o conteúdo, o aluno, o professor e a realidade.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia