PROJETO DE ENSINO: MINHOCA NA CABEÇA

Autores

  • Sabrina Mendes Boeira

Palavras-chave:

Aprendizado Interdisciplinar Extraclasse - Compostagem - Horta Escolar

Resumo

O Projeto de Ensino Minhoca na Cabeça foi desenvolvido junto aos alunos do Instituto Federal Catarinense–Campus Avançado Sombrio, seu objetivo foi o de facilitar o aprendizado interdisciplinar extraclasse e o desenvolvimento do senso crítico dos alunos por meio de atividades práticas com ênfase na questão do Meio Ambiente. As atividades foram desenvolvidas para se construir um sistema de compostagem de resíduos orgânicos, uma horta, e a reorganização do paisagismo interno do prédio principal do Campus. O público alvo foi composto por alunos das turmas 2A e 2B do curso Técnico em Informática, e da turma 2A do curso Técnico em Hospedagem, ambos Integrados ao Ensino Médio, num total de cerca de 120 alunos. As atividades aconteceram baseadas na observação/aplicabilidade de conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas de Biologia, Geografia, Química e Introdução à Alimentos e Bebidas (A&B). O espaço destinado para as atividades foi a sala de múltiplos usos, coordenada pelo Núcleo de Gestão Ambiental- NGA, denominada de Sala Verde e o espaço em seu entorno, onde foram realizadas a confecção da horta, o manejo do sistema de compostagem e a preparação de mudas para o plantio. As atividades aconteceram em encontros onde os professores envolvidos e os alunos das turmas realizaram as atividades durante parte das aulas das disciplinas e em seus horários destinados a atividades extras como estudos, projetos e monitorias. Os alunos foram orientados quanto à coleta/separação de resíduos, sua disposição na composteira, manejo e preparo do espaço onde a horta foi feita. As atividades (tanto a orientação quanto à execução) foram coordenadas e supervisionadas pelos professores, sendo que houve ainda a parceria dos alunos do Grêmio Estudantil, e do NGA. Desta maneira ao final do ano letivo de 2018, os alunos participantes foram capazes de construir e manter um sistema de compostagem, construir uma horta vertical e reorganizar as plantas presentes nos ambientes do prédio do Campus.

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia