MÚSICA COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID DA UNEB NO TERRITÓRIO DO SISAL

  • Simone Santos de Oliveira
  • Odete de Lima
  • Adalberto de Souza Campos
  • Adenilson Santos Matos
Palavras-chave: PIBID de Geografia, Linguagem Musical, Território do Sisal

Resumo

Este trabalho intenciona socializar as práticas experienciadas no 1º Ateliê de Educação Geográfica, a partir do subprojeto “Educação Geográfica: Diversas linguagens, Formação docente e Geografia Escolar”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), efetivadas com a turma do 2º ano B vespertino, do Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, situada na cidade de Barrocas-BA, no Território de Identidade do Sisal. O subprojeto proporcionou uma análise acerca da linguagem musical como dispositivo didático-pedagógico no ensino da Geografia e viabilizou processo de ensino-aprendizagem de temáticas da Geografia Escolar. A música é um dispositivo que potencializa o ensino de Geografia, foi a principal linguagem utilizada para mobilizar estudantes em sala de aula numa escola pública do Território do Sisal e aproximou os conteúdos curriculares aos seus cotidianos. 

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia