NOÇÕES SOBRE REGIÕES NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • André Luiz Silva Carvalho
  • Diego Corrêa Maia

Palavras-chave:

etnografia, infância, regiões.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a construção de noções das cinco regiões políticoadministrativas brasileiras instituídas pelo IBGE (Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística) em 1970, tendo como cenário os anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, nos apoiaremos na etnografia em sala de aula, com a pesquisa-ação, e a geografia da infância como forma de olhar o indivíduo. Os trabalhos de campo têm como objetivo aplicar a sequência didática pensada no NEGED (Núcleo de Ensino de Geografia e Didática) em uma escola municipal na cidade de Rio Claro – SP. Objetivamos também um ensino de geografia respeitoso e crítico longe de preconceitos e sem depreciações de modos outros de vida e cultura.

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia