O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DO DIÁLOGO DE SABERES: O PROTAGONISMO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Claudionete Candia Araujo
  • Maria do Socorro Ferreira da Silva

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem; Interdisciplinaridade; Teoria e prática

Resumo

A relação teoria e prática no ensino da Geografia, permite o (re)pensar docente sobre as atividades no ambiente escolar e o estímulo ao protagonismo dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Assim, essa pesquisa teve como objetivo instigar o diálogo de saberes no ensino da Geografia, a partir do protagonismo do aluno. A pesquisa-ação foi realizada no Colégio Joaquim Vieira Sobral em 2018, com a participação de 32 alunos da 1ª série do ensino médio e professores das disciplinas correspondentes à série trabalhada. Como procedimentos metodológicos, foram realizados: levantamento bibliográfico sobre a temática socioambiental decorrentes dos problemas advindos do processo de urbanização no bairro Jabotiana; aulas explicativas e dialogadas; planejamento e diálogo interdisciplinar com base nos diferentes saberes pedagógicos; caminhada e visita in loco para análise e observação sobre os transtornos causados no bairro e, consequentemente à comunidade local; produção e confecção do recurso didático, a Roleta Geoambiental como forma de motivação e sensibilização do aluno sobre os problemas socioambientais que afetam sua comunidade, numa relação local/global; culminância e apresentação dos resultados à comunidade escolar; avaliação e análise das atividades realizadas. Esses procedimentos possibilitaram uma interrelação dos conteúdos trabalhados e dialogados em sala de aula com a realidade vivida pelos discentes no seu local de morada. Através dos resultados, percebeu-se que o diálogo interdisciplinar foi relevante na construção do conhecimento, pois permitiu que alunos e professores compartilhassem saberes, estimulando assim, a capacidade cognitiva e o protagonismo do aluno nas relações diárias no processo de ensino e aprendizagem da geografia. A realidade socioambiental do bairro associada aos conteúdos geográficos, estimulou a criticidade dos discentes bem como possibilitou associar teoria e prática na construção coletiva do conhecimento.

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia