PAISAGENS DE FÉRIAS NO SERTÃO DO CEARÁ A PARTIR DAS DISCUSSÕES DO LIVRO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS

  • Marcélia Vieira Torres
  • Alexandra Maria de Oliveira
Palavras-chave: Geografia, livro didático, desenho

Resumo

O artigo destacou a temática paisagem presente no livro didático, Expedições geográficas, 6º Ano adotado pela escola EMTI Joaquim Francisco de Sousa Filho, localizada no Bairro Presidente Kennedy, Fortaleza-CE através de relato de vivência, representado em produção textual associado a desenhos, proposto em uma atividade de férias, ou seja, no mês de julho em que muito dos discentes viajam para o interior cearense. Esta atividade teve como objetivo fazer leitura geográfica da paisagem por meio de observação, análise e descrição atrelada às aulas, e com o retorno das mesmas, as experiências seriam relatadas aos colegas. Neste caso, possibilitou ainda a construção do ensino geográfico configurado em um contexto holístico, dinâmico e social nutrida por uma didática e prática metodológica condizente com ensino/aprendizagem proposto na atualidade, isto é, dinâmico e envolvente com sentido, significado e reflexão para os discentes.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia