UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ANÁLISE DE CONTEÚDOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Renata Bernardo Andrade
Palavras-chave: Ensino Geografia, Análise de Conteúdo digital, Educopédia

Resumo

O artigo tem como objetivo explicar uma proposta de metodologia desenvolvida a fim de refletir sobre os procedimentos utilizados para organizar a análise de conteúdo digital de geografia na Educopédia e atender aos objetivos da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter explicativo e compreensivo, entendendo que abordagens qualitativas trazem contribuições fundamentais na pesquisa educacional, tendo em vista seu caráter descritivo e investigativo, com ênfase nos processos e significados dos fatos. A abordagem qualitativa, através das suas técnicas de análise de conteúdo e ênfase nas percepções dos conteúdos geográficos no ensino fundamental da Educopédia, pode fornecer importantes subsídios aos avanços dessa compreensão, especificamente quando se trata do tipo de geografia contida na Educopédia. O artigo tratará da metodologia qualitativa em educação, da análise de conteúdo digital, instrumentos de pesquisa, área de estudo e procedimentos metodológicos para que se compreenda o caminho traçado para pensar e desenvolver a pesquisa.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia