A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

  • Ana Maria de Oliveira Pereira
  • Alana Rigo Deon
Palavras-chave: formação de professores, metodologia de ensino, prática docente

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar a importância do letramento digital na formação inicial do professor de Geografia. Parte-se do entendimento de que com o desenvolvimento dessa habilidade nas aulas em âmbito acadêmico, é possível criar condições para que os discentes utilizem metodologias que sejam significativas em suas aulas como futuros professores, mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação. Para compreender como esse saber tem estado presente na formação inicial docente, analisamos no contexto em que nos inserimos como docentes, seis planos de aula desenvolvidos na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, de licenciandos da sétima fase de um curso de Geografia. Para tal, utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória, tendo por base os métodos bibliográfico e documental. Com o estudo foi possível observar que somente dois planos de aula utilizaram as tecnologias digitais de forma a estimular a autonomia e protagonismo dos estudantes. Dessa forma é possível o entendimento da importância do suporte dado pela formação inicial do discentes nas atividades que ele irá realizar na escola e entre elas as metodologias que utilizará para o desenvolvimento das aulas.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia